Pesquisar na Web

quinta-feira, 8 de julho de 2010

DRENAGEM LINFÁTICA



A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual, desenvolvida nos anos 30 por um terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa, que atua sobre o sistema linfático estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Há centenas de gânglios linfáticos no corpo humano. A maior parte se encontra nas regiões do pescoço, das axilas e da virilha. A linfa (líquido de viscosidade acentuada, incolor, composta de substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas) é o líquido existente nos vasos do sistema linfático.

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos (linfa) acumulados entre as células e os resíduos metabólicos e devolve-los a corrente sanguínea para que sejam eliminados através da urina. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.

Os movimentos da drenagem linfática são suaves e precisos, em forma circular e espiralada. Hoje em dia a drenagem linfática pode ser manual ou por aparelhos.

É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática, psoríase, escabiose, sífilis, hipertireoidismo e furunculose.

Dra. Sheila Alves Ferreira
CREFITO: 104504-F

Nenhum comentário:

Postar um comentário